-
Arquitetos: VTN Architects
- Área: 740 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em um cenário único em Bat Trang, uma vila de olaria que existe há mais de 10 décadas. A fachada do edifício representa a cultura única da comunidade ceramista. Enquanto a parte externa da construção foi inspirada pela beleza tradicional da cidade, os interiores asseguram a conveniência e o conforto da vida moderna de hoje. A disposição espacial da casa também foi baseada na casa ideal do proprietário, onde a natureza está entrelaçada com outras funções da casa.
O objetivo do projeto era desenhar um lar para uma família de sete pessoas, além de um espaço para reuniões familiares. Além de seus usos residenciais, a Casa Bat Trang também funciona como uma loja, vendendo os produtos cerâmicos tradicionais da cidade.
No contexto culturalmente rico da aldeia, a equipe de projeto priorizou o uso de materiais locais. Além disso, o proprietário era um especialista em cerâmica, portanto o escritório VTN Architects pôde tirar proveito desse material. A cerâmica tem sua própria estética áspera e alta durabilidade, que era adequada para o revestimento externo do edifício. Toda a fachada do projeto foi feita unicamente de tijolos cerâmicos. Os tijolos foram feitos sob medida individualmente para criar o ritmo alternado, abrindo-se em alguns espaços e fechando-se em outros. As pequenas aberturas criadas pela colocação dos tijolos atuam como dutos de ventilação, fazendo circular o ar por todo o edifício. Por sua vez, as grandes aberturas na fachada criam espaços verdes consideráveis, permitindo a passagem de luz filtrada.
Os espaços internos foram projetados a partir de uma abordagem minimalista. Grandes painéis de vidro foram integrados sem medo de superaquecer a casa, pois a luz solar direta é filtrada através das duas camadas de fachada cerâmica e vegetação. As aberturas nas paredes cerâmicas funcionam particularmente bem para obter a quantidade certa de ganho solar para o interior, especialmente no verão.
O uso de ar condicionado artificial se tornou desnecessário, pois o sistema de ventilação de três camadas "fachada exterior de cerâmica", "espaços verdes alternados" e "porta" garantem que a casa seja "absolutamente fresca". O projeto sustentável também envolveu painéis solares e coletores de água da chuva. Grandes janelas e aberturas alternadas de cerâmica conectadas pela floresta interna criam uma moldura viva em várias camadas que se altera constantemente para os ocupantes.
A conexão íntima das pessoas com a natureza foi especialmente importante para a equipe de projeto. O VTN Architects garante qualidade de vida natural e sustentável em cada projeto residencial. Os projetos asseguram que os ocupantes possam sempre sentir o frescor do verde e a clarabóia ambiental em suas atividades diárias.